Páginas

sexta-feira, 23 de junho de 2017

O Retrato de Dorian Grey- Resenha


Este livro foi escolhido pelo grupo do qual participo, chamado Skoobers.

Aqui ofereço uma ótima resenha do livro, retirada de um blog :O retrato de Dorian Gray

Em meio a sociedade Londrina, conhecemos o pintor Basil, que ao conhecer o jovem e belo Dorian Gray, fica imensamente encantado por sua beleza, e resolve pintá-lo para assim imortalizar para sempre o tão precioso rosto de seu amigo, porém seu amor pelo jovem se fez tanto que ele temia que ao revelar sua pintura, estaria revelando ao público sua própria alma, e dessa forma presenteia Dorian com o quadro. Ao mesmo tempo Lorde Henry, amigo de Basil, fica intrigado com a afeição que o pintor professa pelo jovem e não descansará até conhece-lo, porém Basil teme que Lorde Henry possa influenciar o puro e inocente Dorian, que é conhecido por sua alma gentil.
Após alguns diálogos com Lorde Henry, Dorian passa a refletir sobre sua imagem, a conhecer o poder que ela traz, e ao se imaginar envelhecendo e perdendo seu encanto, o mesmo chega a conclusão que daria até mesmo sua alma para se eternizar como fora retratado por Basil, sempre jovem e belo.
A partir daí, somos apresentados ao pecados do jovem Dorian, como isso o afeta e como ele lida com as consequências de seus atos, mas ao mesmo tempo temos a imagem de Lorde Henry sempre ao seu lado, sussurrando palavras ao seu ouvido como se a própria serpente a tentar a Eva, como alguém tão belo pode se culpar por atos alheios? Como se deixar abater por fatos do passado?
Embarcamos agora numa jornada em busca de sentir algo, de testar os limites de Dorian, enquanto ele assiste as marcas de seus pecados não mais em seu corpo, mas sim em sua alma, em seu retrato. Cada mancha, cada expressão, as piores maldades que ele comete, e mesmo assim conservar o seu ar angelical, como poderia alguém jamais jugá-lo mal?


Para quem apenas viu o filme, um aviso: é beeeem diferente.
Trata de um homem inocente, que não conhecia seu potencial e beleza até ser apresentado ao amigo Henry. Nesta história Henry me lembra o que nossas mães chamam de "uma péssima companhia". Sendo um homem muito sábio e estudioso, provoca em Dorian a necessidade de conhecer o mundo e descobrir tudo, exatamente tudo o que a vida pode lhe oferecer, passando a seguir os conselhos do amigo após sua primeira decepção amorosa.

SPOILER!!!! 
Dorian, decepcionado com sua doce Sibil, encontrar verdades nas palavras de Henry , e aproveita de sua beleza e juventude para conquistar a tudo e a todos, experimentar sensações, paixões, arte, enfim, o que lhe despertasse sua curiosidade ou lhe desse prazer.
Muito admirado por sua elegância entre os jovens, passa a ser alvo de comentários maldosos sobre sua índole e eterna juventude. Muitos dos jovens, homens e mulheres que conviveram com ele acabam or cometer suicídio, o livro não diz por que, mas as pesoas que um dia tiveram algum cpntato íntimo com ele passam a evitá-lo. Ele é excluído das rodas sociais. No sótão, seu retrato vai envelhecendo cada dia mais, adquire rugas em um sorriso maléfico, que representa todo a mal que Dorian causou as pessoas. O apego pelo quador é imenso e le causa terror, teme que que seja descoberto. Certa noite, encontra Harry, o pintor, e já cansado de guardar seu segredo e julgando ser o pintor o culpado de toda tristeza que sente. Ao ver o quadro Harry fica transtornado e Dorian o mata à  sangue frio. Atordoado com seu ato, chama um ex amigo e o faz dar um sumiço no corpo (este amigo age sob suborno de Dorian, mas que o livro não diz qual, apenas dá a entender que se trata de uma mulher envolvida). Este amigo acaba cometendo suicídio. Cada vez mais cansado das hostilizações sofridas, em um momento de loucura, sobe até o sótão, e com a mesma faca que matou Basil, ele rasga o quadro. Um grito grotesco é ouvido pelos passantes da rua, os criados acordam amendrontados. Dorian está morto, quase irreconhecível com sua cor amarelada e o rosto enrugado. O quadro assume seu retrato original: o doce e belo Dorian Gray.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Seguidores

Pesquisar este blog

Postagens populares